segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Intolerância alimentar

Intolerância alimentar é um termo genérico para descrever uma resposta fisiológica anormal à ingestão de um alimento ou aditivo alimentício, caracterizada pela incapaci­dade de digeri-lo corretamente.

As causas da intolerância alimentar estão relacionadas à falta de alguma enzima que atua no processo de digestão, ocasionada por alteração genética ou no aparelho diges- tório, doenças infecciosas, efeitos adversos de medicamentos e propriedades farmaco- lógicas dos alimentos, além de causas inespecíficas.
Os alimentos potencialmente geradores de intolerância são: amendoim, carne de porco, chocolate, frutos do mar, leite, ovos, queijos, soja, trigo e produtos da indús­tria alimentícia impregnados de substâncias químicas, aditivos e conservantes. Estima-se que esse mal acometa grande parte da população mundial.

Os sintomas da intolerância alimentar podem surgir horas ou dias após a ingestão do alimento. Quanto maior a quantidade ingerida, mais fortes poderão ser os seguintes sin­tomas: acne ou alterações dermatológicas, asma, constipação ou diarréia, dores abdo­minais, enxaqueca, flatulência (gases), náuseas, obstrução nasal, síndrome do intestino irritável, tontura, urticária e vômitos.

O tratamento consiste em retirar da dieta do indivíduo todos os alimentos aos quais ele seja intolerante. Na prática clínica nutricional, frequentemente nos deparamos com a intolerância ao glúten e à lactose.


Fonte: Com Sabor-Sem Glúten, sem lactose Autor: Vivete Gutfilen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você comenta aqui!!